Na Solenidade da Imaculada Conceição Diocese de Franca celebra seu Jubileu

Dom Paulo presidiu a Celebração Eucarística

artigo.pdf

Na manhã desta 4ª feira (08), na Solenidade da Imaculada Conceição, a Diocese de Franca celebrou o seu Jubileu Diocesano, em clima de louvor e agradecimento. A instalação canônica se deu no dia 12 de junho mas a cerimônia celebrativa foi adiada para a Festa da Imaculada devido a pandemia de do Coronavirus.

O Papa Francisco enviou, através da Nunciatura Apostólica no Brasil, a sua benção especial para a ocasião.

Dom Paulo presidiu a Celebração Eucarística que contou com a presença do arcebispo metropolitano de Ribeirão Preto, Dom Moacir Silva, Dom Caetano Ferrari (bispo anterior e emérito de Bauru), Dom Pedro Luiz Stringhini (bispo anterior e hoje de Mogi das Cruzes), Dom Emílio Pignoli (bispo emérito de Campo Limpo), Dom Devair da Fonseca (bispo de Limeira), Dom Angelo Pignoli (bispo de Quixadá/CE), Dom Eduardo Pinheiro da Silva (bispo de Jaboticabal), Dom Milton Kenan Júnior (bispo de Barretos), do clero diocesano, seminaristas, autoridades civis, representantes de pastorais e realidades diocesanas, consagrados (as) e fiéis leigos, na Sé Catedral.

Pe Aparecido Meireles, Coordenador Diocesano de Pastoral, fez a saudação inicial e acolhimento, apresentando um breve histórico da diocese.

Em sua homilia, Dom Paulo citou um artigo que escreveu por ocasião do Jubileu para a Revista a Voz da Diocese (aqui o artigo.pdf na íntegra) lembrando que “somos herdeiros dessa benção”. Retomou o que escreveu ali, sobre os três sentimentos que devem brotar do coração de todos: a gratidão a Deus, a alegria e a esperança, falando sobre cada um deles. Agradeceu a todos os que contribuíram na evangelização nesta terra. Por fim exortou: “Se Deus permitiu que estivéssemos aqui é porque confia em nós e somos responsáveis para continuar essa história como discípulos missionários. Sem medo!”.

Após o silêncio eucarístico, Dom Moacir Silva fez a sua saudação e “trouxe o abraço da Província de Ribeirão Preto à diocese, unidos em louvor a Deus pelos dons e graças concedidos nestes 50 anos”. Dom Pedro Stringhini manifestou sua alegria em celebrar o Jubileu e fez memória de sua experiência na diocese. Também o Prefeito Municipal de Franca, Alexandre Ferreira, manifestou sua alegria em participar deste momento celebrativo. Padre Rogério Ruffo (pároco da Catedral) falou em nome dos presbíteros reiterando “o desejo de perseverarmos unidos”.

Antes da benção final foi descerrada a placa comemorativa do Jubileu na entrada da Catedral por Dom Paulo Beloto. Ao final, ele agradeceu a todos aqueles que trabalharam na preparação e para a realização da celebração festiva deste dia.