Conselho de Leigos realiza o IV Encontro Diocesano de Formação

Conselho de Leigos fez sua última formação do ano com o tema Espiritualidade no último domingo, 12.

No dia 12 de dezembro de 2021, das 9h30 às 12h15, o Conselho Diocesano de Leigos de Franca realizou o último e IV Encontro Diocesano de Formação do ano, módulo IV, que teve como tema “A Espiritualidade do Laicato: do Leigo Católico e da Leiga Católica”, tendo como formador o professor e teólogo Celsio Elias Carrocini no Salão da Capela São José Operário, Paróquia Santa Rita.

Celsio abordou sobre a Espiritualidade dos Leigos, por ser uma espiritualidade: 1. batismal (que insere as pessoas para o caminho e vida de Igreja); 2. eucarística (que celebra a memória da Paixão, Morte e Ressurreição de Cristo como alimento espiritual); 3. mística (de oração e de contemplação); 4. Pessoal com Cristo (cristológica, ou seja, de que vai de encontro na pessoa de Jesus em comunhão com Deus Pai e Espírito Santo – trinitária - no sentido de amar, perdoar e doar-se pela causa do Reino de Deus e em prol do próximo, principalmente, os mais excluídos, pobres e marginalizados da sociedade),; 5. de Discípulo Missionário (no seguimento de Jesus pelos seus ensinamentos e testemunho e em missão, no sentido de evangelizar a todos que não conhecem ou mal conhecem Cristo); 6. sinodal (no sentido de caminhar juntos com o Clero – Papa, Bispos, Padres e Diáconos Permanentes e com os consagrados religiosas e religiosos); 7. eclesial (no sentido de pertença à Igreja de Cristo); 8. de Cruz (viver a vida na doação como Cristo em sacrifício, ou seja, de santificar o mundo com todas implicações e consequências); e 9. mariana (no sentido de servir a Deus, como Maria serviu).

No final do encontro, foi proposto um gesto concreto de final de ano para fazer uma partilha com os moradores de rua, com pessoas e famílias carentes, através de uma Barraca Natalina na Vila Gosuen, a fim de plenificar a ação da oração cristã constante, no dia 24 de dezembro, das 10h00 às 13h00, o que todos os presentes concordaram. Assim, o Conselho de Leigos busca viver a tríplice missão como organismo de oração, formação e ação. Paz e bem em Cristo a todos e a todas, com abençoado e santo Natal e feliz Ano 2022 que há de vir com devida promoção da vida e saúde para todas as pessoas. Amém!

Conselho Diocesano de Leigos