Paróquia Santo Antônio será elevada a “Santuário Diocesano”

No próximo dia 18 de fevereiro, sexta-feira, a Paróquia Santo Antônio será elevada a “Santuário Diocesano Santo Antônio”, o primeiro Santuário da Diocese de Franca.

Pascom Paróquia Santo Antônio, para o Portal Diocesano.

O desejo no coração de Deus.

Desde que assumiu a Paróquia Santo Antônio o Monsenhor José Geraldo Segantin percebeu que ela era visitada por muitos fiéis de outras áreas paroquiais, e até mesmo de outras cidades (aqui em visita a familiares), e considerando a enorme devoção à Santo Antônio, passavam pelo local. Assim, desde sua posse como Pároco, Monsenhor José Geraldo começou o processo de ampliação e reforma na igreja, e colocou no coração de Deus esse desejo de que a Paróquia fosse elevada à Santuário Diocesano.

A decisão de elevar a Paróquia de Santo Antônio a Santuário não vai provocar nenhuma alteração significativa na estrutura física do templo.

Com várias campanhas comunitárias – com intensa participação dos fiéis – Monsenhor José Geraldo conseguiu deixar o templo mais confortável para as pessoas que assistem às missas e outras celebrações.

Ao mesmo tempo, a capacidade foi aumentada em mais de 50%, comportando até 700 pessoas sentadas.

Os primeiros passos

Nas palavras do Monsenhor “A devoção a Santo Antônio, não só em Franca, mas no mundo todo, é muito grande. A paróquia é muito procurada, sempre encontramos bilhetes nos pés da imagem do padroeiro com pedidos de graça e agradecimento pela intercessão dele junto a Deus. Quando realizamos a Trezena de Santo Antônio, durante 13 semanas, a igreja fica lotada. Então, todo esse movimento foi fortalecendo a ideia”.

Incentivado por fiéis e paroquianos, contou com apoio do padre Wallace Nunes (chanceler do bispado) para organizar toda documentação e fez a solicitação formal ao bispo Dom Paulo Beloto. O pedido foi submetido ao Conselho dos Presbíteros no dia 5 de outubro e aprovado por unanimidade.

“Já há uma movimentação pastoral, de peregrinação e uma devoção muito forte a Santo Antônio na cidade, especialmente nas festas. A Paróquia sendo elevada a Santuário irá intensificar esse movimento, e é importante pela questão pastoral, de piedade popular. A criação do Santuário nos traz muita alegria, porque acontece no ano em que a Diocese de Franca completa 50 anos”, afirmou o bispo.

As expectativas e projetos

Como Santuário Diocesano Santo Antônio, nossa igreja será referência de devoção e fé em toda diocese, sendo local ideal para contemplação e intimidade com Jesus. Será fortalecida ainda mais a devoção à Nossa Senhora e a Santo Antônio de Pádua. A expectativa é que com a transformação em Santuário a paróquia receba mais fiéis, vindos de outros municípios também, como acontece com Santa Rita em Cássia (MG). As atividades da igreja deverão ser intensificadas com ampliação dos cronogramas de missas, confissões e outros eventos.

De acordo com o Monsenhor os detalhes para contemplar as exigências que o Santuário deve atender já estão sendo cuidados. Celebrações temáticas como Missa da Família, da Juventude, das Crianças, momentos semanais de oração, como na Trezena de Santo Antônio, fazem parte das ideias.

“Vivemos esse momento de grande benção de Deus. Ter a Paróquia elevada a Santuário foi um desejo que eu tinha e que gera entusiasmo entre os fiéis e paroquianos, é um milagre. Pedi muito a Santo Antônio, para que se fosse do agrado de Deus, que isso acontecesse e foi realizado. É motivo de muita alegria”.

A Paróquia também recebeu uma relíquia de Santo Antônio, da diocese de Pádua na Itália, e que terá um local especial em nosso templo.

A principal particularidade do Santuário é que ele será um local de enorme devoção, recebendo visitas constantemente, sendo referência de fé em nossa cidade. Com a elevação da Paróquia em Santuário, toda a diocese será prestigiada!

A Celebração de elevação a Santuário

A Celebração solene para elevação da Paróquia Santo Antônio a 1º Santuário Diocesano de Franca, será presidida por Dom Paulo Roberto Beloto, no dia 18 de fevereiro, às 19h30, na Paróquia Santo Antônio (Rua Capitão Anselmo, n° 1411), no Bairro Cidade Nova, quando o monsenhor José Geraldo Segantin será empossado reitor do local.

Foto: Monsenhor José Geraldo Sagantin