Campanha da Fraternidade de 2022

Fraternidade e educação

Estamos iniciando o Tempo da Quaresma, tempo de conversão e mudança de vida, tempo de preparação para a celebração da Páscoa do Senhor que se aproxima. E é justamente neste tempo tão forte na vida da Igreja que a CNBB (Conferência Nacional dos Bispos do Brasil) juntamente com as Dioceses e Paróquias de todo o país celebram na Quarta Feira de Cinzas, a Abertura da Campanha da Fraternidade.

Com o tema: “Fraternidade e Educação” e lema “Fala com Sabedoria, Ensina com Amor” (Pr 31,26), a Campanha da Fraternidade 2022, tem como objetivo geral: “Promover diálogos a partir da realidade educativa do Brasil, à luz da fé cristã, propondo caminhos em favor do humanismo integral e solidário”.

Os objetivos específicos da Campanha da Fraternidade de 2022, são:

1. Analisar o contexto da educação na cultura atual, e seus desafios potencializados pela pandemia.

2. Verificar o impacto das políticas públicas na educação.

3. Identificar valores e referências da Palavra de Deus e da Tradição cristã em vista de uma educação humanizadora na perspectiva do Reino de Deus.

4. Pensar o papel da família, da comunidade de fé e da sociedade no processo educativo, com a colaboração dos educadores e das instituições de ensino.

5. Incentivar propostas educativas que, enraizadas no Evangelho, promovam a dignidade humana, a experiência do transcendente, a cultura do encontro e o cuidado com a casa comum.

6. Estimular a organização do serviço pastoral junto a escolas, universidades, centros comunitários e outros espaços educativos, em especial das instituições católicas de ensino.

7. Promover uma educação comprometida com novas formas de economia, de política e de progresso verdadeiramente a serviço da vida humana, em especial, dos mais pobres.

Neste ano de 2022, a 58ª edição da Campanha da Fraternidade, que prioriza o tema da Educação está fundamentada na Metodologia: escutar, discernir e agir. A Educação, é uma realidade que exige de nós uma profunda conversão: “promover o desenvolvimento integral do ser humano, a formação para a vida fraterna e para a cidadania. ”

Conforme consta no Texto Base da CF 2022: “O testemunho de uma Igreja missionária é o princípio que qualifica o anúncio do Evangelho e a torna capaz de propor aos homens e mulheres de boa vontade um novo aprendizado: educar é um ato de esperança no ser humano. É contribuir para que cada pessoa, cada discípulo missionário de Jesus Cristo ofereça o melhor de si a Deus, ao próximo, à Igreja e à sociedade. Educar com sabedoria e amor é estimular o cuidado pela vida, desde a concepção, passando pelo fim natural, até a eternidade. Convictos do poder transformador da educação pedimos: Senhor, ajudai-nos a criar um mundo novo!” (Texto Base CF 2022, nº 222)

Equipe Diocesana da Campanha da Fraternidade.