Apresentação e capacitação sobre a LGPD

Liderança diocesana recebe capacitação na manhã deste sábado, 07/05.

Coordenadores de pastorais, representantes de movimentos e novas comunidades estiveram reunidos na manhã de hoje, 07/05, com a assessoria jurídica da diocese para tratar da Lei Geral de Proteção de Dados – LGPD.

Padre Flávio, assessor diocesano para as Novas Comunidades, e Pe Wallace Aguiar, chanceler do bispado, acolheram os presentes à reunião que aconteceu na Paróquia Menino Jesus de Praga, das 9 às 11h30.

Pe Wallace ressaltou a importância de se tratar deste (e de outros) assunto importante para a diocese. Sua fala foi fundamentada na introdução da Encíclica Mater et Magistra, de São João XXIII, e sublinhou que a Igreja deve educar os seus filhos para que sejam sinais da presença de Deus no mundo.

Neste primeiro momento o projeto elaborado para a diocese pretende levar às diferentes instâncias o conhecimento sobre a Lei: entender para conseguir aplicar. Iniciado na cúria, o projeto já foi levado às secretarias paroquiais, clero, Pascom, entre outros, e segue até atingir a todas elas. A partir desta reunião, as lideranças devem reproduzir o que foi ouvido para os demais membros das realidades. Posteriormente, todo o material produzido será disponibilizado no Portal Diocesano de Comunicação.

O que é a LGPD, as consequências de estar em conformidade com a Lei, o que são dados pessoais, o que é tratamento de dados, foram alguns dos pontos levantados por Guilherme Cadorim, representante da assessoria jurídica.

Antes da finalização a palavra foi aberta aos participantes para esclarecimento de dúvidas.

Estas reuniões terão ainda novos desdobramentos até que o projeto de adequação da diocese às exigências da Lei seja satisfatoriamente efetivado.