Celebração reúne centenas de fiéis na praça central em Franca

Missa e procissão na celebração da Solenidade de Corpus Christi

A tarde desta quinta-feira, 16 de junho, foi marcada pela presença real de Jesus Eucarístico em meio a uma multidão de fiéis católicos reunidos na Praça Nossa Senhora da Conceição, no centro de Franca.

A Solenidade de Corpus Christi foi celebrada com a Missa Campal, às 16h, presidida pelo Bispo Diocesano, Dom Paulo Roberto Beloto. Estiveram presentes, Dom Angelo Pignoli (bispo emérito de Quixadá), sacerdotes, diáconos e seminaristas, além dos fiéis leigos.

Na saudação inicial, Dom Paulo falou da alegria da celebração do dia estar acontecendo novamente em praça pública após dois anos de pandemia, e colocou a oração por todos e suas intenções particulares sobre o altar.
Em sua homilia Dom Paulo pontuou o que diz a Igreja: nossa fé é uma experiência de encontro com Jesus Cristo. E acrescentou, “estamos aqui reunidos por causa da nossa fé por Jesus Cristo”. Jesus pode ser encontrado na Palavra, sacramentos, na oração pessoal e comunitária, na piedade, na caridade fraterna, mas a Eucaristia é o lugar privilegiado, fonte da vida cristã, disse ele. Ele está no meio de nós: esta é uma profissão de fé. Destacou que a eucaristia é celebrada de modo solene neste dia e que esta Festa pede uma resposta ao grande Dom recebido. A Igreja ensina como responder: com louvor, manifestações públicas, com a fraternidade e caridade, mas também com uma manifestação muito simples, a adoração. Viver a experiência de momentos de silêncio diante do Santíssimo. “Esta resposta nos dá força, coragem esperança, para uma sociedade que nos está fazendo perder a esperança”.

Após a comunhão os fiéis acompanharam a tradicional procissão ao redor da praça tendo à frente Jesus Eucarístico, caminhando por sobre os tapetes confeccionados na manhã do mesmo dia pelos paroquianos da cidade. Nas palavras de Dom Paulo, “a praça foi ornada para o nosso Rei passar”.

O momento de adoração e a benção final encerraram a celebração.

A celebração foi transmitida pelo canal da diocese no Youtube e TV Diocese (no Portal Diocesano de Comunicação). Nas redes sociais da diocese – facebook e instagram - você pode conferir a cobertura fotográfica completa da celebração.