Eis-me aqui, faça-se em mim segundo a vossa vontade

Em agosto, Mês Vocacional, o Seminário Diocesano Nossa Senhora do Patrocínio abre suas portas para receber os jovens de todas as realidades.

Agosto, mês dedicado pela CNBB desde 1981, às vocações sejam elas quais forem, sacerdotal, matrimonial, religiosa ou leiga. Neste período rezamos por todas elas com uma maior atenção, pedindo a Deus que suscite novos trabalhadores para a messe. Aos finais de semana de agosto dedicamos à oração, meditação, contemplação e conhecimento de uma das vocações específicas descritas acima, com a finalidade de aumentar o número de pastores qualificados para se doarem, pois “com efeito, muitos são chamados, mas poucos escolhidos” Mt 22, 14.

Dom Diógenes costumava brincar que padre não vem de chocadeira, e sim, de uma família. É pensado nisso, também no cenário atual do qual estamos inseridos, onde os jovens não escutam mais a voz de Deus e aproveitando a ocasião do mês vocacional, que o Seminário abre suas portas para receber os jovens de todas as realidades com o intuito de conhecerem a vivência do padre diocesano e por que não sentirem-se chamados a responder sim em alguma vocação.

Tais visitas ocorrem na casa do Seminário Propedêutico e de Filosofia, na cidade de Franca/SP, todas as quartas-feiras à noite, aos sábados nos períodos da manhã e tarde, e domingos matutinos.

Nestes tempos, recebemos crianças, jovens e adultos, que já responderam ou desejam responder a uma vocação. Voltamos as atenções a um público mais jovem, de adolescentes, que já possuem certa capacidade de entendimento e que estão prestes a tomar decisões importantes em suas vidas. A visita ao seminário propõe aos que lá estiverem saber como funciona o dia a dia, a rotina, os trabalhos e estudos do seminarista. As mulheres ou meninas podem conhecer como é a convivência em grupo, em irmandade; um vínculo com uma “nova família”, e assim terem noção do que é um convento.

Em três semanas de visitas recebemos aproximadamente de seiscentos a setecentos jovens, que em um período de tempo de três horas ouviram várias histórias e motivações para a caminhada. Os grupos incluíam crianças a partir de seis anos a jovens de dezesseis anos, além de adultos que também tiveram muito a aprender.

Chegando à casa formativa, ou seja, no Seminário, o grupo é acolhido no Centro Pastoral João XXIII pelos seminaristas com uma oração, uma breve introdução do que se tratará na visita, a apresentação dos seminaristas (nome, de onde é, a etapa em que se encontram), seguindo de um breve testemunho de algum dos formandos, apresentação da rotina, um pequeno momento de perguntas e respostas entre os seminaristas e os visitantes, e por último, a visita propriamente dita, conhecendo quartos, capela e os demais cômodos em comum.

Encerrando com um simples coffee break, todos saem marcados com uma experiência magnífica, através da partilha ou do simples olhar a Jesus sacramentado.

Para o seminarista, fica cada vez mais forte a confirmação de sua vocação. Todos são chamados a dar, em meio às dificuldades, o nosso SIM a Deus todos os dias, seja na caminhada vocacional, seja já exercendo aquilo que foi a vontade do Senhor para a sua vida. Que possamos responder como Samuel: “... fala, pois teu servo ouve” (ISm 3, 10).

E você? Já deu o seu sim ao Senhor?

Seminário Diocesano Nossa Senhora do Patrocínio