31ª Festa da Família Diocesana – Dos casados, os consagrados

“Em torno do altar da Eucaristia, somos uma só família” Dom Paulo Roberto Beloto.

Na tarde do último sábado, 20/08, às 16h, nas dependências da Comunidade Cenáculo, a Diocese de Franca celebrou a 31ª Festa da Família Diocesana – “Dos casados, os consagrados”.

Após dois anos de realização apenas online, o evento reuniu presencialmente as famílias vindas das diversas paróquias da diocese, seminaristas, diáconos, sacerdotes, consagrados (as), religiosos, Dom Paulo Roberto Beloto (bispo diocesano) e Dom Angelo Pignolli (bispo emérito de Quixadá/CE).

Como nos anos anteriores, a Festa acontece no mês de agosto, quando a Igreja no Brasil celebra o Mês Vocacional, e marca o encerramento da Semana Nacional da Família (3ª semana do mês), programada pela CNBB.

Pe Welington Oliveira, reitor do Seminário São José foi o responsável por dar as boas-vindas aos presentes na abertura da celebração.

Dom Paulo Roberto presidiu a celebração eucarística. Explicou, ao iniciar a homilia, que o termo significa “uma conversa familiar” e manifestou seu desejo de assim se dirigir a todos, considerando três experiências de família que estavam sendo rezadas neste dia: a família de sangue, a família Igreja e a dos consagrados. Também realizou uma reflexão sobre o evangelho do domingo - Assunção de Nossa Senhora (Lc 1,39-56) ressaltando em Maria atitudes em seu relacionamento com Deus que devem ser imitadas pelos fiéis. (Assista aqui a homilia na íntegra)

Pe Aparecido Meireles, Coordenador de Pastoral, agradeceu a Deus pelo retorno (presencial) à Festa ressaltando a alegria de poder reunir a todos na celebração da eucaristia. “Que possamos viver a alegria de ser família de Deus. Que a Mãe de Deus possa nos reunir sempre”, disse ele.

Antes da benção final foi realizada a Oração pelas Famílias.

A Festa foi transmitida no Youtube, TV Diocese (Portal Diocesano de Comunicação) e redes sociais da diocese. Foi oferecida também, em tempo real, a tradução em Libras pela Pastoral dos surdos.