Diário da Visita Ad Limina Apostolorum

Dia 30 de setembro, memória de São Jerônimo, presbítero e doutor da Igreja.

Estamos encerrando as nossas atividades, com as visitas ao Dicastério para o Culto Divino e a Disciplina dos Sacramentos e à Secretaria de Estado e Segunda Sessão da Santa Sé.

A Santa Missa será celebrada no Pontifício Colégio Pio Brasileiro, onde residem sacerdotes brasileiros que cursam alguma especialização nas Universidades da Igreja em Roma.

As palavras não são capazes de expressar a importância desta visita, para os Arcebispos e Bispos que governam as dioceses das Províncias de Botucatu, Campinas e Ribeirão Preto.  Com certeza, iremos aos poucos colhendo os frutos pastorais desta semana.

Os momentos de celebrações nas Basílicas Santa Maria Maior, São Pedro, São João do Latrão e São Paulo fora do Muros, outros de orações pessoais e com o grupo; as visitas e encontros nos diversos Dicastérios e demais atividades que fazem parte da Visita Ad Limina, principalmente o encontro paterno, cordial e próximo com o Santo Padre, o Papa Francisco, pessoas, sons e imagens belíssimas terão ressonâncias em nossos corações,  memória, inteligência e afetos durante um longo tempo, com certeza.

Posso dizer que fiz um retiro espiritual pessoal e com os irmãos bispos.

A visita Ad Limina não é um passeio, mas uma atividade pastoral que faz parte do ministério apostólico do bispo.

Muito além do cansaço normal, fica a riqueza desta experiência, expressão da nossa solicitude pastoral pela Igreja.

Muito mais do que tantas fotos tiradas, que ajudam a recordar os ricos momentos, quantas lições para o nosso ser cristão católico, discípulos missionários de Jesus Cristo?

Deus seja louvado.

Agradecemos ao Papa Francisco, aos seus mais estreitos colaboradores na Cúria Romana, organizadores da visita do Regional Sul 1 e suas Províncias e Dioceses, a tantos profissionais e pessoas que nos serviram durantes esses dias.

Nossa gratidão ao Povo de Deus: bispos, presbíteros, diáconos, consagrados (,as), seminaristas, lideranças, famílias e pessoas que rezaram pelo bom êxito da visita, em comunhão conosco.

Que a Trindade Santa abençoe a todos.

Mais uma vez, rendemos graças ao Senhor, por ele é bom e a sua misericórdia perdura para sempre (Sl 118,1).

Dom Paulo Roberto Beloto, Bispo de Franca.

Acompanhe outros detalhes da Visita através do site do Regional Sul 1 da CNBB