Encerrada no último dia 01/06 a 85ª Assembleia Regional Sul 1 da CNBB

Relatório Pastoral do último ano e Ato de Posse da Nova Presidência marcaram o último dia da 85ª Assembleia

O segundo dia da 85ª edição da Assembleia do episcopado paulista, 31 de maio, teve início com a oração das Laudes e a celebração da Missa presidida pelo Cardeal Odilo Pedro Scherer, Arcebispo Metropolitano de São Paulo, na Capela do Mosteiro de Itaici, em Indaiatuba. Agenda prevê duas sessões pela manhã, reuniões e eleições no período da tarde e da noite
Em sua homilia, Dom Odilo enfatizou que Maria foi ao encontro de sua prima, na casa dela e, por isso, “nós, enquanto Igreja em saída, precisamos anunciar o Evangelho nas casas”, disse.  Ao lembrar as visitas pastorais que realiza com os Bispos Auxiliares nas paróquias paulistanas, Dom Odilo fez menção à alegria do povo de Deus quando acolhe os missionários em seus lares, comparando a exultação de Isabel ao receber Maria, “missionária e modo eclesial”, afirmou.
Ao falar dos idosos, crianças, doentes e famílias, e dos sofrimentos e misérias vividos por muitos, o Cardeal Scherer motivou todo o Regional para o anúncio de Jesus na realidade das pessoas, em suas casas, em concluiu: “que Maria interceda por nós para que sejamos Igreja missionária”.

Sessões, reuniões e eleições marcaram o período da tarde do segundo dia (31/05).
Durante a manhã foram realizadas duas sessões com o tema central, “Uma Igreja em saída para as periferias”, assessoradas por Dom Joel Portella Amado, Bispo Auxiliar do Rio de Janeiro (RJ) e Presidente da Comissão Episcopal para a Doutrina da Fé da CNBB para o quadriênio 2023-2027.

No período da tarde, em sessões reservadas, os bispos participaram do processo de escolha da nova presidência da entidade, enquanto isso, os padres coordenadores (arqui) diocesanos de pastoral tiveram um encontro assessorado Pe. Marcus Barbosa Guimarães, Subsecretário Adjunto de Pastoral da CNBB.

Votações
Na sessão reservada, foram escolhidos os Bispos Presidente, Vice-Presidente e Secretário do Regional Sul 1. Também passaram pelo processo de eleição, os membros do Conselho Fiscal, do Conselho Econômico e dos representantes para o CONSER. Após, oração, reflexão e escrutínios, a Presidência para o quadriênio 2023-2027 foi votada.

Dom Júlio Endi Akamine, Arcebispo Metropolitano de Sorocaba, será o novo Presidente do Regional Sul 1. O Arcebispo Metropolitano de Ribeirão Preto, Dom Moacir Silva, foi eleito o Vice-Presidente. O Secretário escolhido para a Entidade nos próximos anos foi Dom Frei Carlos Silva, Bispo Auxiliar de São Paulo.

O Conselho Fiscal, composto por três bispos, ficou integrado por Dom Joaquim Wladimir Lopes Dias, Bispo Diocesano de Lorena, Dom José Valmor César Teixeira, Bispo Diocesano de São José dos Campos, e Dom José Negri, PIME, Bispo Diocesano de Santo Amaro. Os Bispos Diocesanos de Jundiaí e de Piracicaba, Dom Arnaldo Carvalheiro Neto e Dom Devair Araújo da Fonseca, ficaram como suplentes.

Como representantes do CONSER no Conselho Permanente foram eleitos titulares o Cardeal Odilo Pedro Scherer, Arcebispo Metropolitano de São Paulo, e Dom João Inácio Müller, Arcebispo Metropolitano de Campinas; Dom Pedro Carlos Cipollini, Bispo Diocesano de Santo André, e o Bispo Diocesano de Mogi das Cruzes, Dom Pedro Luiz Stringhini, como suplentes.

Já o Conselho Econômico será composto por Dom Luiz Carlos Dias, Dom José Roberto Fortes Palau, e Dom Jorge Pierozan, respectivamente, bispos diocesanos de São Carlos e de Limeira, e Bispo Auxiliar de São Paulo. Depois das eleições, ocorreu a oração das Vésperas conduzida por Dom Maurício Grotto de Camargo, Arcebispo Metropolitano de Botucatu.

Para favorecer a articulação pastoral, o Regional Sul 1 é dividido em sete sub-regiões, a saber, Aparecida, Botucatu, Campinas, Ribeirão Preto 1 (RP 1), Ribeirão Preto 2 (RP 2), Sorocaba e São Paulo. O representante da Sub-região Aparecida será Dom Wilson Luís Angotti Filho, Bispo Diocesano de Taubaté.
Em Botucatu, foi eleito o Bispo Diocesano de Marília, Dom Luiz Antonio Cipolini, para a Sub-região pastoral. Da Sub-Região Campinas, será Dom Luiz Carlos Dias. Nas sub-regiões RP 1 e RP 2, foram escolhidos, respectivamente, Dom Eduardo Pinheiro, Bispo Diocesano de Jaboticabal, e Dom Antônio Emídio Vilar, Bispo Diocesano de São José do Rio Preto.
Na Sub-região Sorocaba, o eleito foi o Bispo Diocesano de Registro, Dom Manoel Ferreira dos Santos Junior e, para a Sub-região São Paulo, Dom Odilo.

Foto: Bispos e Coordenadores de Pastoral do RP 1

Dia 01 de junho é encerrada a Assembleia.

Na manhã do dia primeiro de junho, os trabalhos da 85ª Assembleia do Conselho Episcopal do Regional Sul 1 (CONSER Sul 1), da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), foram iniciados com a celebração da Santa Missa. O momento litúrgico contou com a motivação dos bispos escolhidos para conduzir o Regional Sul 1 no próximo quadriênio.

Neste último dia de Assembleia, houve a apresentação do Relatório Pastoral do último ano (acesse o vídeo), o Ato de Posse da Nova Presidência e, por fim, o almoço que encerrou os trabalhos do encontro episcopal de reflexão e eleição.

Fonte e Fotos: Comunicação I Regional Sul 1