Solenidade de São Pedro e São Paulo, Apóstolos

Reflexão da Liturgia Dominical

Os santos, com certeza, agem em nosso favor, pois participam da santidade de Cristo. Mas além da necessária intercessão, encontramos neles modelos de virtudes. Eles são para nós exemplos e escolas de fé, esperança e caridade. O cristão é uma pessoa que crê (fé), espera (esperança) e ama (caridade). Seguindo caminhos próprios, Pedro e Paulo nos ajudam na acolhida e na prática das virtudes teologais.

Pedro e Paulo e a virtude da fé.

Se há um pressuposto na vida cristã, este é a fé. Sem ela, não há vida cristã. Ela é uma prioridade no compromisso da Igreja em um mundo que experimenta uma profunda crise de fé. Deus precisa se tornar novamente presente, pois só Ele satisfaz plenamente o coração do ser humano. A fé é dom de Deus, mas precisa ser acolhida, aprofundada, celebrada e vivida.

Pedro e Paulo foram seduzidos pelo Senhor e pelo Evangelho. São pessoas de profunda fé. Tanto um como o outro nos ensinam que no caminho da fé temos experiências consoladoras, que iluminam o coração, mas também de sacrifícios, provas e cruzes. A única força é Jesus ressuscitado. Quem tem fé sabe que Deus é Deus e que deve confiar sempre, até nas noites escuras da vida. A luz da fé ilumina toda a existência humana.

“Tu és o Cristo, o Filho do Deus vivo” (Mt 16,16). “Combati o bom combate, terminei a corrida, guardei a fé” (2Tm 4,7).

Pedro e Paulo e a virtude da esperança.

Deus é a nossa esperança. A nossa segurança está naquele que ofereceu a sua vida por nós. Pedro e Paulo têm uma convicção profunda para viver o Evangelho e enfrentar os problemas, sem desanimar. Como carregar a cruz sem perder a paz e a esperança? A nossa força é a presença de Deus. Ele nos salva por sua graça.

Pelos merecimentos de Jesus Cristo e de sua paixão, Deus nos guarda na “esperança que não decepciona” (Rm 5,5). “Estai sempre prontos a dar a razão da vossa esperança a todo aquele que a pedir” (1 Pd 3,15).

Pedro e Paulo e a virtude da caridade.

A experiência da bondade de Deus foi a luz que guiou as vidas de Pedro e Paulo. Jesus é o nosso parente mais próximo, o servo que se entregou a si mesmo por amor como resgate para nos restabelecer. Esta boa notícia modificou e orientou por completo a vida desses santos. A gratuidade da salvação é o coração do anúncio cristão. Em Jesus somos criaturas novas. Nada nos poderá separar do seu amor.

Somos “amados de Deus e chamados santos”; o seu amor “foi derramado em nossos corações pelo Espírito Santo que nos foi dado”; nada “será capaz de nos separar do amor de Deus, que está em Cristo Jesus, nosso Senhor”; não devemos nada a ninguém, “a não ser o amor... pois quem ama o próximo, cumpre plenamente a Lei (Rm 1,7; 5,5; 8,39; 13,8). “Amai-vos uns aos outros, de coração e com ardor” (1 Pd 1,22).

A experiência da fé, da esperança e da caridade de Pedro e Paulo os levou a entregar suas vidas a Jesus. O ideal cristão é ser como Jesus. O desejo maior é estar com Cristo, Ele é a nossa riqueza. Somos servos seus. Sem o amor de Deus, sem a fé e sem a esperança do Evangelho, nada somos.

Aprendemos de Pedro e Paulo que a fé, a esperança e a caridade recebemos, celebramos e vivemos na Igreja. Unidos a esses apóstolos, recordando a figura do Papa, renovamos nossa profissão de fé em Jesus, alimentamos a esperança e a caridade fraterna.

Dom Paulo Roberto Beloto, Bispo Diocesano.