Quarta-feira de cinzas

"Lembra-te que és pó e ao pó voltarás"

A festa da Páscoa nasceu no Antigo Israel com uma pergunta: “Que significa este rito?” Para os judeus, significa a passagem salvífica de Deus e a passagem dos hebreus da escravidão para a liberdade. Assumida por Jesus e pelos cristãos, também perguntamos na festa da Páscoa: “Que recordamos nesta noite?” Celebramos a paixão e a ressurreição de Cristo, sua passagem deste mundo ao Pai: ele morreu pelos nossos pecados e ressuscitou pela nossa justificação. Morte e ressurreição de Cristo constituem o mistério pascal, que se prolonga na Igreja com um ritmo anual, que é a festa da Páscoa, semanal, que é o domingo e cotidiano, na celebração diária da Eucaristia. Este evento está presente na liturgia e na vida, que é a passagem da culpa para a graça. O que nos salva é a Páscoa de Cristo, sua imolação e ressurreição, e nossa páscoa, quando procuramos vencer o pecado e viver a vida nova.

A Quarta-feira de cinzas abre a Quaresma, nossa caminhada rumo à Páscoa, com o apelo: “Convertei-vos e crede no Evangelho”, no rito da bênção e imposição das cinzas. No Evangelho de Marcos, as primeiras palavras de Jesus são exatamente essas: “Convertei-vos e crede no Evangelho” (Mc 1,15). Metanóia vem da língua grega, e significa mudança da mente e do coração. É afastar-se do caminho errado e do pecado e voltar-se para Deus.

Na profecia de Joel, assim diz o Senhor: “Voltai para mim com todo o vosso coração, com jejuns, lágrimas e gemidos; rasgai o coração, e não as vestes; e voltai para o Senhor, vosso Deus; ele é benigno e compassivo, paciente e cheio de misericórdia, inclinado a perdoar o castigo” (Jl 2,12-13). O que impulsiona a conversão é a bondade de Deus, sua majestade e misericórdia cativam e seduzem o ser humano no caminho de volta. “Rasgar o coração” é uma imagem forte. Além das suas funções fisiológicas, na tradição bíblica e cristã, o coração indica a profundidade do ser humano, sua interioridade, “lugar de abertura e da decisão ou não para Deus e para os irmãos” (CIgC, 368).

Conversão é voltar-se para Jesus Cristo, acolher a sua mensagem e a sua proposta de vida. É fixar os olhos naquele “que não cometeu nenhum pecado” (2 Cor 5,21), o Cordeiro de Deus imolado, na figura sofredora do Filho de Deus, crendo no seu Evangelho, no mistério da sua cruz, e nele contemplar o profundo amor do Pai.

O gesto de imposição das cinzas lembra a nossa pequenez e a necessidade que temos de Deus e do seu perdão. É um convite à penitência e ao arrependimento sincero e à graça de Deus.

O Evangelho da Missa é um trecho do Sermão da montanha (Mt 6,1-6.16-18): Jesus faz referência a três práticas penitenciais que faziam parte da piedade judaica e acolhida pelos cristãos: esmola, oração e jejum. No retiro quaresmal somos chamados:  à um relacionamento mais intenso e profundo com Deus, através da oração pessoal e comunitária; a um relacionamento equilibrado comigo mesmo e com a natureza, através do jejum e da abstinência, deixando de comer algum alimento, vivendo a pureza, cultivando a alegria, a sobriedade, a paciência, o desapego, ordenando bem a vida e as coisas, segundo a vontade do Criador; a um relacionamento fraterno com os outros, através da prática da esmola, mas também da honestidade, amizade, paciência, perdão, diálogo, unidade e paz. Jesus nos ensina a praticar tudo isso de coração, superando a justiça dos fariseus, apontando uma penitência que deve brotar do interior.

“Despertar para o valor e a beleza da fraternidade humana, promovendo e fortalecendo os vínculos da amizade social, para que, em Jesus Cristo, a paz seja realidade entre todas as pessoas e povos, é o que propõe a Campanha da Fraternidade em 2024 no seu Objetivo Geral. Jesus nos ensinou que somos todos irmãos e irmãs (Mt 23,8), e que o nosso compromisso é viver a fraternidade e a amizade social. Um gesto concreto de solidariedade na Quaresma, proposto pela Campanha da Fraternidade, é a oferta de doações em dinheiro, na coleta realizada nas missas do Domingo de Ramos, no dia 24 de março. Esta coleta é destinada aos pobres: 60% do total constitui, em nossa Diocese, o Fundo Diocesano de Solidariedade, gerido pela Cáritas, em vista de ser aplicado nas ações e projetos sociais diocesanos.

Quaresma é um “momento favorável”: deixemo-nos “reconciliar com Deus” (2 Cor 5,20).

Uma boa e santa Quaresma para todos.

Dom Paulo Roberto Beloto,

 Bispo Diocesano