26-02-2024 23:00:00

Coordenação Diocesana de Pastoral realiza sua primeira reunião de 2024.

Coordenação Diocesana de Pastoral

A coordenação diocesana de Pastoral realizou a sua primeira reunião de 2024 com os coordenadores de Pastorais, movimentos e realidades presentes na diocese na manhã deste sábado (24), na igreja Menino Jesus de Praga, em Franca.

A reunião teve início com a oração da Hora Média (Liturgia das Horas) e logo após, a apresentação de cada participante.

Pe Flávio, coordenador diocesano de Pastoral esclareceu que esta primeira reunião (das quatro que são realizadas anualmente) seria de conteúdo formativo.

No primeiro momento, Dom Paulo Beloto, bispo diocesano, apresentou as propostas contidas no Relatório de síntese: Uma Igreja sinodal em missão, que considera pertinentes à caminhada pastoral diocesana. O texto foi produzido pela XVI Assembleia Geral Ordinária do Sínodo dos Bispos, na Primeira Sessão, realizada de 4 a 29 de outubro de 2023.

O rosto da Igreja Sinodal; Todos discípulos, todos missionários; e Tecer laços, construir comunidade são as três partes apresentadas no Relatório. Cada parte recolhe as convergências, questões a aprofundar e as propostas que surgiram no diálogo – pistas a percorrer. Conclusão, para prosseguir o caminho.

Logo após, Pe Flavio fez a apresentação sobre o Jubileu 2025 – “Peregrinos de Esperança”, os anseios do Papa Francisco, alguns esclarecimentos por parte de Dom Rino Fisichella (Presidente do Pontifício Conselho para a Promoção da Nova Evangelização) para a realização deste, além de outras informações relativas à preparação para o Jubileu.

Antes da oração final, algumas pastorais tiveram a oportunidade de fazer seus breves comunicados.

Ressaltando a importância da participação dos representantes das pastorais e realidades como sinal de comunhão, Pe Flávio lembrou que a próxima reunião está agendada para o dia 18 de maio, conforme o Calendário Diocesano.