São José

Guarda Fiel da Família de Nazaré

No dia 19 de março celebra-se a Solenidade de São José, esposo da Virgem Santíssima. Diante disso, faz-se necessário recordar, a princípio, a autenticidade de sua fé. 

Homem humilde, dedicado a Deus, ao trabalho e à família, José não medira esforços para se dedicar, de modo pleno àquela que era a sua missão neste mundo. Mesmo diante das incertezas ante a novidade de Deus, com um olhar sobrenatural, lançara-se confiadamente na providência, e, de modo peculiar, fora marcado como um homem obediente na fé. 

Poder-se-ia questionar: qual o valor de São José diante da atual sociedade?

Ora, imersa no hedonismo e no esvaziamento de valores perenes, em muitos momentos a sociedade atual se caracteriza por um acentuado desinteresse do sagrado. De fato, em meio a este cenário, São José é insigne exemplo de virtude, afinal, como homem temente a Deus, se esforçara por conciliar sua vida à vontade de Deus.

Ademais, vale salientar sua dedicação à Família de Nazaré: mesmo em meio às incertezas próprias de seu tempo, em momento algum José deixou de ser fiel guardião. Verdadeiramente abraçara a causa de sua família, e, com empenho e dedicação, teceu todos os esforços para dar dignidade à sua família.

O exemplo de São José hoje deve marcar profundamente o coração de cada pessoa, e, acima de tudo, deve nos inspirar para que vivamos integralmente a vontade de Deus em nossas vidas, sobretudo inseridos no âmbito familiar.

São José, rogai por nós.