Mensagem de Páscoa

"Eis a luz de Cristo!"

Com o Domingo da Páscoa na Ressurreição do Senhor, iniciamos os cinquenta dias do tempo pascal, celebrados com alegria e exultação, como se fossem um só dia de festa, pois a nossa fé depende da ressurreição. Ser cristão é viver à luz da Páscoa, é caminhar com a força do Espírito Santo. Ele deu a vida ao corpo de Cristo e dá a vida à Igreja e aos fiéis. “Quem está em Cristo, é criatura nova” (2 Cor 5,17), nos diz São Paulo, vive a vida nova (Rm 6,4), dada no Batismo, na Confirmação e na Eucaristia, busca as “coisas do alto” (Cl 3,1), onde ele está.

Alguns símbolos expressam o significado da Páscoa: um deles é a luz, representada no círio pascal, a grande vela acesa no fogo novo, e que permanece exposto solenemente nas Igrejas durante o tempo pascal.

A imagem da luz é familiar nas Sagradas Escrituras. É a primeira coisa a ser criada (Gn 1,3). A luz é símbolo da salvação, esplendor da glória de Deus. Era aplicada também à Lei, à Palavra (Sl 119,105) e à cidade de Jerusalém, de onde deveria sair o ensinamento de Deus. No futuro, segundo o Apocalipse de João, “a cidade não precisa de sol nem de lua que a iluminem, pois a glória de Deus a ilumina, e a sua lâmpada é o Cordeiro” (Ap 21,23)

O Senhor é nossa luz e salvação (Sl 27,1), nele não há trevas” (1 Jo 1,5). O futuro que Deus oferece é ele mesmo, presente em nosso meio, iluminando a nossa vida (Ap 22,5). Jesus é a luz do mundo que ilumina a vida dos seres humanos (Jo 1,9; 3,19; 8,12; 12,35-36.46). Ele é luz enquanto comunica o amor, a verdade e a salvação.

Na liturgia batismal da Vigília Pascal, o presidente da celebração acende a sua vela no círio. Depois, cada um que tem sua vela acesa, vai passando a luz aos demais. Forma-se uma corrente luminosa, tendo Cristo como fundamento.

“Vós sois a luz do mundo” (Mt 5,14). Quem segue a Jesus, pratica a verdade, tem a vida, é filho da luz. A comunidade é portadora da luz de Jesus; é portadora da sua sabedoria e comunicadora da sua verdade. “Outrora éreis trevas, mas agora sois luz no Senhor. Procedei como filhos da luz. E o fruto da luz é toda espécie de bondade e de justiça e de verdade” (Ef 5,8-9). “Fazei tudo sem murmurar nem comentar, para que sejais irrepreensíveis e íntegros, filhos de Deus sem defeito, no meio de uma geração perversa e corrupta, na qual brilhais como luzeiros no mundo” (Fl 2,14-15). 

A nossa vocação de cristãos é ser luz para os irmãos. A moral pascal é caminhar segundo o Espírito, caminhar na novidade da vida, caminhar na obediência de Deus. É caminhar na fé, no amor, na acolhida, no perdão, na paciência, na alegria, na solidariedade, na responsabilidade, na paz e na vida fraterna. É caminhar na amizade e na santidade dos filhos e filhas de Deus.

Quem acredita no Senhor ressuscitado prossegue no seu caminho, mesmo dentro da noite escura da vida: sua fé é a luz que ilumina as trevas. Sem a fé, passamos da noite à tempestade. Como caminhar? Tudo se torna confuso e obscuro. Somos como um peregrino no meio do nevoeiro. A fé nos leva a acreditar no amor de Deus e na sua infinita misericórdia: no seu Filho morto e ressuscitado. Ele derrota todo ódio, mal e pecado, abrindo-nos à vida eterna.

Alimentamos a nossa vocação de cristãos ressuscitados na oração, na vida comunitária, na escuta atenta e vivência da Palavra e na celebração dos sacramentos.

Uma santa e feliz Páscoa a todos.


Dom Paulo Roberto Beloto,
Bispo Diocesano.