Formação Permanente do Clero

Clero da diocese recebe formação ministrada por Pe. Wendel Xavier, SJS.

No dia nove de fevereiro de 2023, nas dependências do Centro Diocesano de Pastoral, aconteceu a Formação Permanente do Clero, com a participação do Revmo. Pe. Wendel Xavier, SJS.

Sua biografia, apresentada pelo Revmo. Pe. Celio, consta dos seguintes aspectos:
Nascido em São João de Meriti/RJ.Membro do Instituto Missionário Servos de Jesus Salvador há 20 anos e presbítero há 14 anos.O Instituto tem a sua sede na Diocese de Santo Amaro/SP.
Ofícios: Vigário paroquial da Paróquia São Vicente de Paulo.
Defensor do Vínculo e Promotor de Justiça no Tribunal Eclesiástico da Diocese de Santo Amaro/SP.
Defensor do Vínculo e Promotor de Justiça no Tribunal Eclesiástico de Santos/ SP.
Professor ordinário e vice-coordenador pedagógico da Faculdade de Direito Canônico São Paulo Apóstolo (Arquidiocese de São Paulo/SP).
Membro do Conselho Geral do Instituto Missionário Servos de Jesus Salvador.

Como tema dessa manhã formativa, tivemos a palestra sobre: “O cuidado pastoral das vítimas de abuso sexual e a criação da comissão diocesana para estes casos”.
Destacamos os principais pontos da abordagem do palestrante:
- Remédio para os abusos: conversão e santidade.
- Consequência do abuso: afastamento da família da comunidade paroquial; ruptura da comunhão de vida com Deus e com os irmãos na fé.
- Diante de escândalos de pedofilia: levar o caso para o conselho diocesano de presbíteros e cuidar dos envolvidos.
- Pontificado de São João Paulo II na década de 80:
•Ferramentas canônicas para lidar com os casos de pedofilia na Igreja.
•Carta aos sacerdotes, enfatizando o valor do sacerdócio, pela vivência da identidade presbiteral que dá sentido à vida ministerial e pelo celibato, assumido como dom de Deus.
*Ferramenta: Sacramentorum sanctitatis tutela - dois métodos de tratar juridicamente os crimes de pedofilia na Igreja.
- Bento XVI: atualiza as leis do Moto Próprio de João Paulo II, para dar agilidade a análise dos casos.
Ao final da formação, o Pe. Rogério Ruffo proferiu os agradecimentos ao palestrante e o senhor bispo comunicou a criação da comissão diocesana para tratar dos casos de abusos em nossa diocese.